Casa do Movimento Popular

Espaço linhas+- ATamanho da Fonte+-
Endereço:
Avenida General David Sarnoff, nº 117 Eldorado - Contagem

Contato:


A Casa do Movimento Popular esta localizada em Contagem, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, fundada em agosto de 1987 por lideranças comunitárias e outras pessoas comprometidas com o movimento e desenvolvimento social da região industrial de Belo Horizonte, Contagem, Betim e Ibirité, no estado de Minas Gerais.

O espaço físico da Casa tem sido, desde o início da sua existência, importante para os movimentos sociais, pois já abrigou outras organizações como o Movimento Nacional de Moradia, a Rádio Comunitária Abóboras FM, a União Estadual de Moradia, o Movimento de Luta Pró Creches de Contagem e o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Contagem. Diversas outras entidades utilizam também o local, eventualmente, para realização de eventos, seminários, reuniões e atividades culturais.

O local possui um anfiteatro com 120 lugares, uma biblioteca e salas.
 

Missão

Estimular e respeitar a autonomia das organizações populares e dos indivíduos;
Desenvolver uma prática democrática interna e na relação com os diferentes movimentos sociais e culturais;
Defender a livre manifestação de ideias e de organização;
Defender os interesses populares;
Respeitar o pluralismo social e cultural.

História

A criação da Casa do Movimento Popular foi uma resposta à necessidade que os movimentos populares que eclodiram no final da década de 90, tinham de dispor de um local onde pudessem realizar suas atividades de formação, articulação e comunicação.

O impulso inicial para a criação de um espaço para congregar as entidades e movimentos de motivação popular se inicia com a história de um instrumento de comunicação popular que circulou na região industrial da grande Belo Horizonte no período de 1976 à 1983: o “Jornal dos Bairros”. As discussões propiciadas pela comunicação popular existente ali foram lembradas por muitos e foram base para apontar, em um encontro de lideranças locais no início de 1987, para a criação de um espaço físico que pudesse reunir os movimentos populares contribuindo com sua articulação e com a formação de novas lideranças.

Os associados que fundaram a entidade eram participantes de movimentos por moradia, creche, transporte publico, associações de bairro, pastorais, lideranças sindicais, profissionais liberais, operários e professores universitários. Logo, os anseios todos estavam intimamente ligados ao crescimento da região industrial e a demandas postas pela população no sentido de planejamento político territorial e defesas de direitos.

Desse modo, a Casa estabeleceu como finalidade promover a informação e formação cultural, política e pedagógica, através de ações educativas, culturais e sociais às organizações populares e aos indivíduos envolvidos nas ações da entidade, visando melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Descrição

A sede da Casa do Movimento Popular foi estabelecida provisoriamente no COPRE (Centro Operário Profissionalizante e Recreativo). Para a construção da sede própria da entidade foi buscado o apoio da cooperação internacional. A ONG da Bélgica SOS FAIM financiou a construção do prédio - inaugurado em março de 1995 - e contribuiu para a manutenção da entidade por um determinado período.